Pages

Labels

domingo, 15 de janeiro de 2012

Instalando Firmware Oficial no LG P350 + Root




Quem tem celulares com Android gosta de experimentar novos firmwares, de manter o aparelho atualizado. Não sou a excessão a essa regra, claro!!

Mas como fazer a atualização de firmware num LG com Android? Ou ainda, como desfazer uma atualização que não tenha ficado a contento?
A atualização do LG P350 para a versão V10B pode ser problemática, já que essa versão não permite o root. Vasculhando a internet, não se consegue achar a versão V10A, original da Vivo, apenas da TIM.

Mas se vou fazer o downgrade da versão e não existe um firmware da minha operadora para isso, claro que vou querer um firmware descustomizado! Ai entra outro problema... As versões encontradas na internet são a V10E e a V10F. E essas versões não tem o idioma pt-Br, só o pt-Pt. E a versão V10D é extremamente difícil de encontrar e não tem nem o idioma pt-Pt !!

Mas algum bom samaritano conseguiu a versão V10C! Essa versão é rooteável e possui o idioma pt-Br! Já estou com essa versão instalada a 48h e sem problemas! Tudo funcionando, nenhum dos programas que eu tinha instalado foi apagado, nenhuma das minhas configurações se perdeu!

Resolvi então escrever o processo de upgrade/downgrade do LG P350, bem como o processo de root e instalação da imagem de recovery nele.

Importante: antes de executar o processo é importante que o LG seja reconhecido pelo comando ADB e que os drivers dele estejam todos instalados.
Se por um acaso o LG já tiver passado pelo processo de atualização automática, pelo PC, os drivers necessários já estão instalados. Na dúvida, instale o LG PC Suite, conecte o LG ao micro e espere a instalação dos drivers.
E confira também se o Debug Mode está ativo, nas configurações do LG.

Importante II: o processo de instalação de firmware, listado abaixo, serve apenas para instalação de firmwares oficiais, no formato KDZ. O processo para instalação de firmwares alternativos, em formato .zip é outro, completamente diferente. Mas que depende do root e do recovery instalados e funcionando.

Vamos usar o V10C Nesse Tutorial! (se quiser usar outro, Fique avontade)

LG Optimus Me Official Firmwares V10C Download

LG Optimus Me Firmwares V10E Download:

LG Optimus Me Official Firmwares V10F Download:

LG Optimus Me Flasher Tools Download:


//////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Essas Firmwares e as Originais da LG, ou seja baixe apenas se você quiser apenas deixar Original seu LG (Para Voltar a Firmware Padrao das Operadoras Procure por elas na Internet)
http://csmg.lgmobile.com:9002/swdata/WEBSW/LGP350F/ABTMBK/v10a_01/V10A_01.kdz

Obs.: não se esqueça de fazer backup da sua ROM, ou baixe a original em:
http://csmg.lgmobile.com:9002/swdata/WEBSW/LGP350F/ABTMBK/v10a_02/V10A_02.kdz

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Vamos ao processo:

Baixe o KDZ Flasher -DOWNLOAD-

Descompacte o arquivo e execute o programa msxml.msi

Após isso, podemos começar o processo de troca do firmware do LG P350. Verifique se o Debug Mode está ATIVADO, nas configurações do LG e conecte o mesmo ao PC.

1) Execute o programa KDZ_FW_UPD.exe
2) No "Type" selecione "3GQCT" (3G Qualcomm CDMA Technologies)
3) Especifique o caminho para o firmware, clicando no botão à direita do campo "arquivo KDZ"
4) Pressione o botão "Lauch Software Update"
5) O processo de atualização inicia
6) Não desligue o telefone!
7) Aguarde a notificação de conclusão do firmware (==Finish==), feche a janela Flasher e desligue o telefone.

Religue o P350 e pronto!

Agora vamos habilitar o Root

(AGORA FUNCIONA COM O GINGERBREAK, E NAO DEMORA MUITO, ANTES DESSE PROCESSO O GINGERBREAK, 4ROOT, SUPERONECLICK NAO FUNCIONAVAM - 100% OK AGORA)

Baixe o programa

Gingerbreak -DOWNLOAD-
ou
4Root -DOWNLOAD

Instale o Gingerbreak ou 4root no LG e execute o programa. Aguarde até que o root esteja feito. Quando pronto, o LG vai reiniciar.

Seja Feliz!!!!!!!

Em princípio todo esse procedimento vale para qualquer celular LG com sistema Android. Mas cuidado em providenciar o arquivo KDZ e a imagem de recovery corretas para o seu modelo.